Notícias

ICMBio promove encontro de RPPNs do Amazonas

Brasília (01/11/2017) – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Confederação Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CPPRRN) e o Instituto Soka, realizou no dia 21 de outubro o II Encontro das Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Estado do Amazonas, que teve como tema Práticas e Fortalecimento das RPPNs.

Ao final do encontro, foi criada a Rede de Incentivo à Conservação da Natureza em Terras Privadas na Região Metropolitana de Manaus. A articulação terá a atribuição de melhorar a comunicação entre os proprietários das RPPNs e apoiar e orientar a criação de novas reservas. Dentre os próximos passos, definiu-se a necessidade de criar material informativo sobre as RPPNs da região, destacando seus atributos e potencialidades, bem como uma agenda de reuniões trimestrais.

O evento aconteceu na RPPN Daisaku Ikeda, em Manaus, e contou com a presença de proprietários de reservas, pessoas interessadas em criar sua reserva, representantes das secretarias municipais e estaduais da região metropolitana de Manaus, além de dirigentes da CPPRRN e da Associação de RPPN de Minas Gerais (ARPEMG) e da Coordenação de Criação de Unidades de Conservação do ICMBio.

Durante o encontro, foram feitas atualizações sobre informações das RPPNs no Amazonas e discutidas formas de aproximação das reservas particulares no estado com o movimento RPPNista nacional, buscando fortalecer a organização das RPPNs na região.

O evento também marcou o encerramento da Semana do Sauim-de-coleira, espécie de primata da fauna brasileira, Criticamente Ameaçada de Extinção, constante na “Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção” (Portaria MMA 444/ 2014).

As RPPNs exercem um papel importante no processo de conservação desse primata, correspondendo à metade das áreas protegidas onde há registro de ocorrência do animal. Mesmo representando uma pequena área em termos de tamanho do estado, as reservas são importantes para manter a conectividade entre os fragmentos de florestas que ainda existem na região.

Fonte: http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9274-icmbio-promove-encontro-de-rppns-do-amazonas
Comunicação ICMBio

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *